top of page

Monitoramento de Processos Costeiros

Liderança desde 2003 no Mapeamento Cartográfico Temático Digital da Planície Costeira do Rio Paraíba do Sul com Suporte de Imagens Sensoriais.

NorteFluminense_CBERS423realce.jpg

O projeto foi um desdobramento de projetos de pesquisa interinstitucionais executados em 2004, 2005 e 2006. Houve como referências projetos de pesquisa que foram financiados pelo CNPq e pela FAPERJ e denominados respectivamente "Atafona, RJ: Avaliação do Processo de Erosão Marinha" e "Erosão em Atafona: Presente, Passado e Futuro. Análise de Impactos. O presente projeto teve relação também com os projetos de pesquisa "Mapeamento Cartográfico aplicado ao Monitoramento de Erosão Costeira" e "Mapeamento Histórico-Geológico de Processos Costeiros Hologênicos na Planície Do Rio Paraíba do Sul (RJ)". As atividades também possuíam envolvimento direto com o projeto de pesquisa que convocou grupos de extensão universitária, submetido à FAPERJ para execução em 2007, denominado "Mapeamento Cartográfico Digital da Planície Do Rio Paraíba do Sul (RJ) a partir de imagens sensoriais".

 

O projeto se justifica em função da necessidade de continuidade da execução das atividades já realizadas desde 2004. Houve interesse em executar mapeamento cartográfico digital do Pontal de Atafona e da planície deltaica do rio Paraíba do Sul, São João da Barra (RJ) e São Francisco de Itabapoana (RJ), uma vez que para identificar e conhecer os agentes erosivos (vento, onda e maré) foi necessário obter a configuração espacial de feições geológicas e geomorfológicas costeiras contidas nesta planície, de forma a determinar a sua contribuição efetiva nos processos costeiros em curso na costa sanjoanense. O caráter extensionista se deu na concentração de tarefas relativas à produção e ao intercâmbio de informações sobre a erosão, disseminando informações sobre o esse fenômeno junto à comunidade científica (pesquisadores universitários e outros vinculados a institutos de pesquisa governamentais) e à comunidade local (pescadores, artesãos, professores de escolas públicas, técnicos da prefeitura de São João da Barra, turistas, moradores de Atafona, veranistas, etc...).

 

Foram produzidos posters para disseminação de reflexões sobre as causas da erosão, enriquecidos com mapas temáticos a serem gerados no ambiente do sistema SPRING. No contexto do Plano Diretor Municipal (São João da Barra) foi produzido mapa de risco ambiental da zona urbana afetada pela erosão em Atafona, com base na pesquisa aplicada. Posters foram amplamente exibidos no Espaço da Ciência no município.

bottom of page