top of page

Remanescentes de Vegetação e Mangue

Mapeamento digital e monitoramento das áreas de mangues do litoral fluminense, através de tecnologias digitais de geoprocessamento e análise geoespacial.

Litoral fluminense.png

O projeto consistiu em pesquisa aplicada ao planejamento e execução do mapeamento das áreas de vegetação de mangues do litoral fluminense, com suporte de tecnologias digitais de Geoprocessamento.

 

Em síntese foram utilizadas imagens sensoriais e fotografias aéreas ortorretificadas como base para identificação de feições geográficas e extração de informações sobre os ambientes de manguezais na zona costeira do Estado do Rio de Janeiro. Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistemas de Processamento Digital de Imagens (PDI) foram ampla e integralmente utilizados como suporte ao mapeamento proposto.

 

As escalas de mapeamento e de análise foram 1/50.000 com base em imagens de média resolução (LANDSAT e CBERS) e 1/5.000 com imagens de alta resolução (fotografias aéreas, IKONOS, QuickBird e WorldView) e hiperespectrais. Os mapas e cartas produzidos serão indicativos dos cenários da vegetação de mangue e também em que condições estão, nos dias atuais e no passado recente, em função de condicionantes físico-ambientais.

 

Bases vetoriais do IBGE e da Fundação CIDE foram utilizadas no processo de mapeamento digital, tanto no georreferenciamento de imagens como também na validação dos mapas finais, que dependeram parcialmente de feições geográficas vetoriais já mapeadas por estas instituições governamentais, quando comparadas com aquelas extraídas das imagens.    

bottom of page