top of page

Mapeamento Digital do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

WhatsApp Image 2024-05-26 at 14.36.48.jpeg

O projeto consistiu em planejamento e execução do mapeamento digital do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), o mais pesquisado no Brasil e configura-se como uma importante Unidade de Conservação inserida no estado do Rio de Janeiro, devido à sua importância ambiental para o estado.

 

Foi constatado que essa área tem passado por alguns problemas, relativamente recentes, de ocupação desordenada devido à expansão urbana em sua vizinhança caracterizando pressão antrópica. Através do processamento de imagens digitais, mais especificamente as etapas de segmentação e classificação, foi possível acompanhar o processo de ocupação humana por meio da produção de documentos cartográficos, essencialmente mapas de uso da Terra e cobertura vegetal, com o intuito de auxiliar e dar fomento à execução de atividades. O mapeamento digital representou importante ferramenta para a análise ambiental integrada, contribuindo para o posterior zoneamento da área de estudo. Adotou-se classes temáticas de uso e ocupação da Terra com o propósito de permitir a classificação das imagens digitais trabalhadas: afloramento rochoso, área urbana, agricultura e vegetação.

 

Estudos foram feitos no sentido de indicar e explorar as funcionalidades das ferramentas SPRING e DEFINIENS e resultados foram comparados a partir do uso de imagens LANDSAT, CBERS, SPOT e IKONOS. Por fim, sob a ótica do processo de classificação de imagens, o projeto avaliou este mecanismo por meio do índice Kappa.

bottom of page